FGV - Faculdade Nova Roma

Criação de Valor nos Negócios de Mobilidade Veicular

64h | Área: Negócios


Frequência: Semanal
Qua e Qui das 19h às 22:30h (horário de Brasília)

8 semanas
Carga Horária: 64 horas/aula


Com base nas tendências de conectividade, veículos autônomos e elétricos dentro da Mobilidade Veicular, a concepção do produto ou serviço até a sua venda ou entrega final requer a formação de profissionais e executivos com uma nova visão estratégica. Exige líderes para a transformação digital, preparados para o uso de ferramentas de People e Business Analytics para prover soluções com insights em tempo real, bem como para inovar e estruturar planos de produtos ou serviços com base no Mínimo Produto Viável, por meio de metodologias ágeis.

Você irá desenvolver:
• desenvolver uma visão sobre o uso de grandes massas de dados (Big Data) por meio de ferramentas atuais de mercado;
• entender como desenvolver novas lideranças focadas em Transformação Digital e com manuseio de People Analytics;
• desenvolver conhecimento relevante para a tomada de decisão sobre os negócios voltados para a valoração e aumento de lucratividade da empresa;
• analisar, definir e propor Estratégias Competitivas por meio de novos processos operacionais que se insiram no contexto dos negócios atuais e futuros;
• criar e desenvolver Projetos com metodologias ágeis, utilizando os conceitos de priorização e inovação na concepção de ideias.


Público Alvo

O curso Formação Executiva em Criação de Valor nos Negócios de Mobilidade Veicular é indicado para acionistas, cotistas e executivos em cargos de direção em concessionárias, oficinas reparadoras ou prestadores de serviço. O curso também é indicado para outros profissionais que desejam desenvolver competências relacionadas à análise de cenários, formação de líderes, além da busca de resultados nas empresas do setor por meio do desenvolvimento de estratégias e operações.


Programa

Módulo 1: Introdução para as massas de dados (Big Data), suas ferramentas e arquitetura para a tomada de decisão organizacional
• inteligência e performance corporativa;
• arquitetura e qualidade de dados - Data Discovery;
• Data Analytics, tópicos especiais em Business Intelligence, Advanced Analytics;
• ferramentas líderes de mercado.

Módulo 2: O entendimento do uso das ferramentas nas aplicações de Business Intelligence
• Machine Learning;
• Gerenciamento de Processos do Negócio e Informação;
• aplicações em Business Intelligence.

Módulo 3: Aplicações em Inteligência Artificial em grandes massas de dados nos negócios da mobilidade veicular
• tendências e Ferramentas em Business Intelligence e Analytics;
• aplicações em Inteligência Artificial em grandes massas de dados e suas aplicações em vendas, marketing, produção e finanças nos negócios da mobilidade veicular.

Módulo 4: Análise e projeções de investimentos e resultados
• modelagem de dados para BI e Analytics;
• integração e fluxos de dados;
• Estatística Geral - teoria e aplicações;
• análise e projeções de investimentos e resultados.

Módulo 1: Cultura de inovação da empresa e empreendedorismo corporativo voltados para a mobilidade veicular
• cultura e tipos de inovação;
• Explore e Exploit;
• ambidestria organizacional na junção de competências para inovar e para aumentar sua eficiência.

Módulo 2: Uso dos conceitos de inovação na concepção de ideias
• história de usuário com base no INVEST (independente, negociável, de grande valor, estimável, pequena e testável).

Módulo 3: Conceito de MVP (Minimum Viable Product – mínimo produto viável)
• Product Backlog;
• Sprints;
• avaliação de viabilidade com base no ciclo de vida do produto e projeto;
• Stage-gates.

Módulo 4: Etapas do plano de projeto estruturado, montagem e desfecho em termos de viabilidade GO ou NO GO
• técnicas de pitching;
• ciclo do mercado;
• riscos do projeto, valores esperados e suas mitigações;
• projeção de resultados;
• plano de projeto.

Módulo 1
• Transformação digital e revolução 4.0;
• impactos nos modelos de gestão;
• desafios do gestor de pessoas na construção de uma cultura adaptativa e de um clima que favoreça o engajamento das pessoas;
• papéis da liderança;
• gestão de mudanças;
• líder como agente de mudanças e
• boas práticas de liderança.

Módulo 1: O conceito e a função de Estratégia de Operações enquanto vantagem competitiva
• novos paradigmas e áreas de eficácia em Estratégia de Operações;
• seleção e priorização de ideias e processos a serem utilizados por meio de análise de portfólio (mercado, conhecimento e investimento);
• visão dinâmica das operações da mobilidade.

Módulo 2: A tecnologia e as disputas competitivas
• análise do processo operacional inserido dentro do contexto do negócio atual e futuro;
• implementação da estratégia da empresa através de novos processos para novos negócios.

Módulo 3: O planejamento da Estratégia em Operações
• riscos operacionais estratégicos;
• sistemas de gestão - diferenciais competitivos, integração informacional e mapas estratégicos.

Módulo 4: Análise do Make or Buy or Lease or Merger: shared services, terceirizações, franquias, parcerias e alianças
• alternativas organizacionais – redes, operações virtuais, consórcios e condomínios modulares, além de clusters, especialização flexível, arranjos produtivos locais, parques e polos tecnológicos;
• evolução contínua por meio de novos processos.


Investimento

Até 09/07/2020
R$ 4.644,35 à vista ou até 10 x R$ 485,51

Até 22/07/2020
R$ 4.980,00 à vista ou até 10 x R$ 520,59

» Condições especiais para ex-alunos da FGV e empresas parceiras. Consulte nosso atendimento.
» Condições não cumulativas.
» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.
» Modelo de Autorização de Faturamento (em caso de pagamento pessoa jurídica).


Processo Seletivo

Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

ATENÇÃO: Perfil esperado do aluno segue no item "Público alvo" desta página.


Coordenador Acadêmico: Antonio Jorge Martins


*Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

Admissão e Matrículas
E-mail: comercial@faculdadenovaroma.com.br
Telefone: 81 2128-8000
Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

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