FGV - Faculdade Nova Roma

Music Business

64h | Área: Negócios


Frequência: Semanal
Seg e Ter das 18:30h às 22h (horário de Brasília)

8 semanas
Carga Horária: 64 horas/aula


A Formação Executiva em Music Business vem atender a uma grande lacuna, a de profissionais ou pessoas que ainda não estão inseridas no mercado da música e que buscam conhecimentos necessários para uma carreira bem-sucedida. Neste curso você terá um amplo painel sobre as áreas fundamentais do mercado fonográfico.
Os quatro cursos oferecidos são complementares, importantes para alavancar a carreira ou mesmo conduzir você a oportunidades reais de negócios na indústria da música.

Você irá desenvolver:
• Conhecimentos para atuar no ecossistema da indústria musical de forma profissional;
• Visão ampla para reconhecer os players do mercado da música e da indústria fonográfica, sua estrutura e forma de operar;
• Entendimento para analisar os vários tipos de direitos e deveres envolvidos no negócio da música e as bases para negociações e utilização de músicas para fins comerciais;
• Habilidade de gerir e negociar suas produções no mercado nacional e internacional com eficiência e segurança;
• Visão abrangente para reconhecer bases sobre direitos autorais necessárias utilizar músicas em suas produções e campanhas


Público Alvo

A Formação Executiva em Music Business é indicada para músicos, artistas, empresários musicais, técnicos de áudio, produtores de conteúdo, youtubers, produtores do audiovisual, cinema e TV, publicitários, profissionais da indústria musical, de agências de publicidade, funcionários e executivos de gravadoras, produtoras, empresas de entretenimento.


Programa

Módulo 1
• Gravadoras & Editoras - Selos (labels) independentes nacionais e internacionais, a estrutura, departamentos e áreas de atuação;
• Distribuidoras e Agregadoras de Conteúdo, Plataformas de Streaming, Lojas Digitais - contratos e serviços.

Módulo 2
• Eu Produtor Fonográfico;
• Contratos, Advances, Suportes - Modelos comerciais pré e pós-digital, Escritórios administradores de direitos, Autogestão,
• controles, gerenciamento de repertório, ISWC, ISRC, Cuesheet, Tags.

Módulo 3
• Parceiros, Patrocínios, Crowdfunding, Branding;
• Divulgadores (rádio, TV, imprensa);
• Redes sociais;
• Manager x Booging Agency.

Módulo 4
• Sociedades arrecadadoras, ECAD, Receitas Brasil & Mundo;
• Música em Publicidade, Cinema, Documentários, Programas de TV, Games, Institucional, Trilha Branca e YouTube, Bases de Licenciamentos e sincronização (Sync).

Módulo 1
• O compositor, o intérprete, o músico, os técnicos de gravação, os produtores, o supervisor musical, o radialista, o influenciador, o empresário artístico.
• Quem são, como trabalhar com cada um deles e transformar relacionamentos em resultados.

Módulo 2
• MÚSICA 360° - O negócio da música no mundo do entretenimento e das artes performáticas.
• Música Clássica, Ópera, Música Popular, Experimental, Acústica, Eletrônica, Eletroacústica. No teatro, na dança, na TV, na propaganda, no cinema, nos jogos eletrônicos, no podcast, no áudio-livro.
• Como desenvolvê-la, distribuí-la e monetizá-la.

Módulo 3
• As empresas que formam a cadeia produtiva da música.
• Estúdios de gravação, masterização e autoração.
• As gravadoras, editoras, os eventos ao vivo e sua cadeia econômica, as locadoras de equipamentos e os serviços acessórios, os integradores, as estruturas e modelos de negócio atuais e futuros.

Módulo 4
• O entendimento sobre a qualidade, formatos de áudio e sua aplicação empresarial (Mono, Estéreo, Surround, Espacial, Imersivo e Ambisônico),
• O Áudio certo para a mídia certa.
• Conceituação, tecnologia disponível e sua operação como negócio.
• O Áudio ontem, hoje e amanhã.

Módulo 1
• A influência da música no cérebro, a música e seus elementos, as ligações menmônicas.
• O sound design. - A física do som, os aspectos cognitivos. A criatividade aliada ao conhecimento.

Módulo 2
• A música na comunicação - Os tipos e serviços sonoros, os princípios da composição para a publicidade, adequação. A análise de alguns cases da publicidade brasileira..
• A criação do espírito: os princípios do direito autoral. O aspecto moral, patrimonial, a arrecadação e o direito na internet.

Módulo 3
• A criação em áudio - Conceituação e desenvolvimento de roteiros sonoros
• O sound branding - A música favorecendo as marcas. A ambiência sonora.
• Aplicabilidade nas diversas mídias.

Módulo 4
• Som 3D - O headphone como aliado. Oportunidades criativas.
• Hands on – produção de trabalhos.

Módulo 1
• Os negócios da música na internet: quem são os players digitais; lojas virtuais, serviços de assinaturas, redes sociais; podcasts, webradios,
• Como ter presença digital: áncoras e ecosistemas, lojas e plataformas, produção de conteúdo para sites, aplicativos e redes sociais abertas e fechadas: YouTube; Vimeo, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Spotify, Deezer, SoundCloud.

Módulo 2
• Como ter identidade visual: design thinking; uxdesign (centralizado na experiência do usuário);
• Inteligência de negócios: Como conhecer o seu público, indicadores de audiência, desempenho, rejeição, engajamento e fidelização;
• Análise de relatórios de audiência e desenvolvimento de estratégia de negócios.

Módulo 3
• Inteligência Artificial: as 4 ondas da IA,
• Os modelos de Deep Learning,
• Sistemas inteligentes de composição musical (Deep Beatles);
• Parcerias entre apps e a industria criativa;
• Realidade Virtual versus realidade aumentada;
• Internet das coisas; comunicação sensorial, sistemas de conversação e chatbots, assistentes de voz.

Módulo 4
• Streamings, lives, stories, podcasts, webradio
• Agregadores de dados;
• Como monetizar a sua produção digital e ter controle sobre os indicadores.


Investimento

Até 12/06/2020
R$ 4.644,35 à vista ou até 10x de R$ 485,51.

Até 22/06/2020
R$ 4.980,00 à vista ou até 10x de R$ 520,59.

» Condições especiais para ex-alunos da FGV e empresas parceiras. Consulte nosso atendimento.
» Condições não cumulativas.
» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.
» Modelo de Autorização de Faturamento (em caso de pagamento pessoa jurídica).


Processo Seletivo

Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

ATENÇÃO: Perfil esperado do aluno segue no item "Público alvo" desta página.


Coordenador Acadêmico: Carlos Antonio da Costa Fernandes


*Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

Admissão e Matrículas
E-mail: comercial@faculdadenovaroma.com.br
Telefone: 81 2128-8000
Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

Atendimento via WhatsApp: (81) 99910-0925
Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

Nome:
E-mail:
DDD + Celular ou Fixo:
Mensagem: