FGV - Faculdade Nova Roma

Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

64h | Área: Saúde


Frequência: Semanal
Qua das 19h às 22:30h (horário de Brasília)

3 meses
Carga Horária: 64 horas/aula


Médicos, cirurgiões dentistas e demais profissionais da saúde enfrentam um grande desafio na gestão de suas clínicas, laboratórios e consultórios. Sendo especialistas e com formação predominantemente técnica, esses profissionais não têm a oportunidade de se capacitar em questões de gestão financeira, marketing e operações, embora tenham de lidar com essas questões no dia a dia.

O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas busca apresentar de forma prática e direta os principais conceitos de gestão que possibilitem ao profissional da saúde abrir e gerir com sucesso seus laboratórios, consultórios e clínicas médicas, odontológicas e multidisciplinares.

Você irá desenvolver:
• desenvolver visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da saúde;
• conhecer técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio como marketing, operações, pessoas e finanças, além de aprimorar a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no set
• criar e liderar equipes;
• desenvolver competências para analisar o desempenho de seu negócio e elaborar planos de ação consistentes.


Público Alvo

O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas é indicado para profissionais da área da saúde, que atuam como sócios e gestores de laboratórios, clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde.


Programa

Módulo 1: Ambiente de negócios para os profissionais de saúde
• principais transformações no cenário de saúde;
• mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde;
• transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde.

Módulo 2: Empreendedorismo e criação de novos negócios
• profissional da saúde como empreendedor e gestor;
• recursos para definir ou repensar o modelo de negócios de sua clínica;
• utilização da ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes.

Módulo 3: Repensando o modelo de negócios da clínica
• levantamento de informações com os clientes potenciais;
• identificação de canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio;
• modelos de monetização e remuneração do negócio.

Módulo 4: Estruturando sua clínica como um negócio
• dimensionamento do tamanho de mercado e público-alvo;
• estimativas com receitas e despesas com a clínica;
• modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

Módulo 1: Marketing aplicado a clínicas e consultórios
• fundamentos de marketing aplicados a serviços profissionais;
• marketing mix para as clínicas e consultórios;
• estratégias de posicionamento para as clínicas.

Módulo 2: Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento
• caracterização público por meio da construção de personas;
• captação de clientes potenciais com o uso do marketing digital;
• construção de métricas para avaliar o sucesso do marketing digital.

Módulo 3: Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde
• cenário e tendência das operadoras de saúde;
• negociação e relacionamento com os planos de saúde;
• estudo de caso de uma clínica.

Módulo 4: Planejamento estratégico para competitividade da clínica e consultório
• processo e etapas do planejamento estratégico;
• ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para as clínicas;
• desenvolvimento de estratégias e planos para a sua clínica;
• monitoramento de estratégias com a construção de mapas estratégicos.

Módulo 1: Estabelecendo os principais processos das clínicas e consultórios
• principais processos da clínica;
• padrões de trabalho para os processos chave da clínica;
• gestão operacional e documentação necessária.

Módulo 2: Qualidade e melhoria contínua dos serviços com o uso de indicadores
• redesenho os processos da clínica;
• PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade;
• uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos.

Módulo 3: Gestão de pessoas e equipes
• seleção e contratação da equipe;
• integração e desenvolvimento;
• remuneração e reconhecimento.

Módulo 4: Principais aspectos legais na condução do consultório
• formas de sociedade aplicadas às clínicas;
• responsabilidades do sócio administrador;
• aspectos trabalhistas e a nova legislação do trabalho;
• terceirização e contrato com prestadores de serviços.

Módulo 1: Tributos e impactos financeiros do modelo adotado
• principais tributos da clínica;
• avaliação de alternativas de modelos tributários;
• impactos financeiros do modelo adotado;
• reorganização tributária da clínica.

Módulo 2: Planejamento financeiro e orçamentário da clínica
• conceitos de matemática financeira;
• demonstração de resultados;
• controle financeiro e orçamentário.

Módulo 3: Gestão do fluxo de caixa
• regime de caixa e de competência;
• prazo médio de pagamento e recebimento.
• gestão do fluxo de caixa.

Módulo 4: Análise de viabilidade de investimentos
• indicadores e parâmetros na análise de investimentos;
• estudo de viabilidade de projetos;
• análise dos cenários no binômio retorno x risco;
• tomada de decisão financeira e estratégica.


Investimento

Até 18/06/2020
R$ 4.644,35 à vista ou até 10 x R$ 485,51

Até 14/10/2020
R$ 4.980,00 à vista ou até 10 x R$ 520,59

» Condições especiais para ex-alunos da FGV e empresas parceiras. Consulte nosso atendimento.
» Condições não cumulativas.
» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.
» Modelo de Autorização de Faturamento (em caso de pagamento pessoa jurídica).


Processo Seletivo

Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

ATENÇÃO: Perfil esperado do aluno segue no item "Público alvo" desta página.


Coordenador Acadêmico: Marcelo Marinho Aidar


*Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

Admissão e Matrículas
E-mail: comercial@faculdadenovaroma.com.br
Telefone: 81 2128-8000
Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

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